Bom dia pessoal...
Muitos motociclistas se iniciam no mundo das duas rodas com uma moto mais básica, de menor cilindrada (geralmente uma 125cc ou 150cc). Mas chega um momento em que todos procuram um "q" a mais... Geralmente o próximo passo é trocar por uma motocicleta de maior porte, com mais atrativos (geralmente entre 250cc - 400cc). Pensando nisso apresento a vocês as concorrentes atuais no segmento 250cc - 300cc, cada qual com suas vantagens. São motos que servem tanto para uso urbano quanto para quem pretende viajar nos fins de semana aproveitando a praticidade e economia no uso urbano e poder sentir a emoção de acelerar uma moto mais potente nas rodovias...
Vamos abordar as características de 3 motos street naked de média cilindrada que são:
> Honda CB300 R;
> Kasinski Comet GT 250 EFI;
> Yamaha Fazer 250 (Nova Fazer).
Nota: A Honda CB300R é encontrada na versão standard e versão ABS combined. A Kasinski Comet possui versões Naked (GT) e carenada (GTR).
[Painel]
Todos os modelos apresentados apresentam painel misto com conta-giros analógico e demais funcionalidades em mostrador digital.
CB 300 R: Contém marcador de combustível, velocímetro digital, contagiros analógico, relógio, hodômetro total e parcial, luzes espia para os piscas, farol alto, neutro e ABS (versão com ABS).
Painel CB300 R
Comet GT Efi: Conta com conta-giros de leitura analógica e um conjunto de velocímetro, marcador de combustível, hodômetros e luzes espia num mostrador de cristal líquido (fundo azul).
Painel Comet Efi
Fazer: Painel digital - velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias - contagiros análogo.
Painel Nova Fazer
[Design/Características]
Bem... Acho o visual das 3 motos muito bacana... Creio que grande parte do público concorda, outros não... Mas gosto é subjetivo... Vou destacar algumas caracteristicas de cada uma. Todas as 3 motos apresentam partida elétrica.
CB 300 R: Popularmente chamada de "mini-hornet" a Honda se deu bem em apostar em design e fazer a CB300R baseada no design da sua irmã maior tetracilíndrica CB600F Hornet... podemos dizer que das três apresentada o design da CB300R é o que mais agradou o público... porém... "quem vê cara não vê coração" e ao longo da matéria irão descobrir o porque analisando os números... Possui rodas de liga leve aro 17" na cor preta, estilo raiado (que lembra o das antigas CB's). Calça pneus Pirelli Sport Demon (na Twister eram da linha MT) com especificação 110/70 – 17M/C (54H) (Dianteiro) e 140/70 – 17M/C (66H) (Traseiro) o que dá um "ar" mais robusto à moto. Dimensões da moto: 2.085 x 745 x 1.040 mm (Comprimento x largura x altura) e peso seco de 143 kg (148kg na versão ABS). Possui um tanque de 18 litros (capacidade razoàvel) o que pode garantir que percorram boas distâncias. O câmbio é de 5 velocidades e a transmissão é feita por corrente. Disponível nas cores: Vermelha, Prata, Preta e Dourada.
Visão Lateral - CB300R
Traseira - CB300R
Comet GT Efi: A Comet tem porte de uma moto maior... Quem a vê e é leigo no assunto logo pensa que é uma moto de alta cilindrada... Podemos dizer que visualmente a Comet é uma 600cc... A sua irmã carenada (Comet GTR) faz mais sucesso por aqui e tem um visual muito bonito que realmente chama a atenção por onde passa.
Não sei se já notaram mas o quadro desta moto é muito semelhante (senão o mesmo) ao da Suzuki GS500 (tal semelhança se dá porque o projeto da Comet foi realizado de uma parceria da Hyosung/Suzuki). No modelo 2010 a traseira da Comet foi totalmente reestilizada, com novas carenagens laterais, novo design de alça de apoio do passageiro, novo design de assento e nova lanterna com LEDs, além de novos grafismos e emblemas. Possui rodas de liga leve aro 17" na cor preta. Calça pneus Pirelli Sport Demon com especificação 110/70 - 17 54H (Dianteiro) e 130/70 - 17 69H (Traseiro). Dimensões da moto: 2.095 x 780 x 1.125 mm (Comprimento x largura x altura) e peso seco de 160 kg. Possui um tanque de 17 litros (o que é uma boa capacidade). O câmbio é de 5 velocidades e a transmissão é feita por corrente. Disponível nas cores: Vermelha e Preta.
Visão Lateral - Comet GT Efi
Traseira - Comet Efi
Fazer: Bem... a Yamaha demorou mas reestilizou a Fazer. Agradou alguns e desagradou outros... Creio que a grande decepção do público foi terem retirado as setas traseiras de dentro da carenagem... porém pelo visto, isso foi necessário para afunilarem a "rabeta" da Fazer... Particularmente achei essa Fazer bem bonita... além de melhorias em relação à versão anterior... A Yamaha tal qual a honda entendeu que as pessoas que não têm acesso à uma moto de alta cilindrada, pelo menos querem ter uma moto inspiradas nessas outras... pensando nisso, inspiraram-se na então recém-lançada nacionalmente Yamaha XJ6-N. O painel e o farol lembram muito a irmã maior XJ6-N. A traseira recebeu uma rabeta ascendente e abriga uma lanterna em LED e nova alça para a garupa. O desenho lembra as rabetas dos modelos esportivos da Yamaha. A moto recebeu novas abas laterais no tanque, novo grafismo e novos modelos de rodas. As rodas são de liga leve aro 17" na cor preta semelhantes às da CB300R (modelo raios duplos). Calça pneus Pirelli Sport Demon com especificação 100/80 17 M/C 52S (Dianteiro) e 130/70 17 M/C 62S (Traseiro). Dimensões da moto: 2.065 x 745 x 1.065 mm (Comprimento x largura x altura - Entre as três é a de menor porte) e peso seco de 137 Kg. Possui um tanque de 19,2 litros (o que é uma ótima capacidade) e garante uma boa autonomia. O câmbio é de 5 velocidades e a transmissão é feita por corrente. Disponível nas cores: Vermelha, Preta e Roxa.
Visão Lateral - Fazer IE
Traseira - Fazer IE
[Sistema de Iluminação]
CB300R: Possui farol triangular (tendência mundial?) semelhante ao da nova Honda CB600F Hornet. A lâmpada é de potência 55/60W. As setas são as mesmas utilizadas na antiga CBX 250 Twister. A lanterna traseira é afunilada.
Farol - CB300R
Lanterna Traseira - CB300R
Comet GT Efi: O farol da Comet segue a linha "retrô" no formato redondo e aro em alumínio. A lâmpada senão me engano é 55/60W. Possui uma pequena bolha acima do farol. A iluminação da lanterna traseira fica por conta de leds. As setas tem o espelho transparente.
Farol - Comet Efi
Lanterna Traseira - Comet Efi
Fazer: Possui farol confeccionado em policarbonato com formato triangular semelhante ao da Yamaha XJ6-N. Agora conta com uma lâmpada mais potente de 55/60W. As setas são simples e as setas traseiras foram retiradas de "dentro" da carenagem. A nova lanterna traseira é de led's e apresenta um design triangular.
Farol - Fazer IE
Lanterna Traseira - Fazer IE
[Propulsor]
CB300R: A Honda não mudou a fórmula... A estrutura do motor da CB300R segue a mesma linha do motor da CBX 250 Twister. O motor possui comando de válvulas DOHC (duplo comando de válvulas), é do tipo monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar. Aumentaram o diâmetro do pistão de 249cm³ para 291,6 cm³. Atualizaram o sistema de alimentação mudando para injeção eletrônica de combustível (PGM-FI) que proporciona uma distribuição de potência mais linear e mais economia de combustível. Esta moto atinge potência de 26,53 cv a 7.500 rpm e toque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm.
Motor - CB300R
Comet GT Efi: A Comet é a única bi-cilíndrica das concorrentes apresentadas. O motor 250cc/4 tempos tem dois cabeçotes em "V", comando DOHC (duplo comando de válvulas) com quatro válvulas por cilíndro e alimentação por injeção eletrônica de combustível (closed loop). A refrigeração fica por conta do conjunto ar/óleo. Atinge potência máxima de 32,1 cv à 10.000 rpm e torque de 2,31 kgf.m a 8.000 rpm. O motor possui capacidade de óleo de 1.500 ml com troca do filtro.
Motor - Comet Efi
Fazer: O motor 250cc/4 tempos monocilíndrico pioneiro no país por seu sistema de alimentação de injeção eletrônica continua o mesmo. Um motor bom e confiável que possui uma potência relativamente boa. O comando de válvulas é OHC (Over Head Cams - um comando de válvulas [2 válvulas]), refrigerado a ar com radiador óleo. Esta moto atinge 21 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm.
Motor - Fazer IE
[Sistema de Freios]
CB300R:O sistema de freios adotado na CB300R é o mesmo da CBX Twister. Freio à disco na dianteira (276mm) acionado hidraulicamente e tambor (130mm) na traseira. Depois de muitas reclamações por parte do público a honda lançou a CB300R com freios ABS combined [240mm] (disco na dianteira/traseira com sistema inteligente ABS). Mas ter a versão ABS é preciso desembolsar alguns "K"'s a mais.
Freio Dianteiro - CB300R
Freio Dianteiro ABS - CB300R
Freio Traseiro Tambor - CB300R
Freio Traseiro ABS - CB300R
Comet GT Efi:A Comet já vem de série com freio dianteiro e traseiro à disco com acionamento hidraúlico por impulsão à óleo. Este tipo de freio é muito eficiente tornando as frenagens mais rápidas em menor espaço de tempo. Nota: achei interessante e útil que cada um dos freios ficam de lados distintos na moto (freio traseiro na direita e dianteiro na esquerda).
Freio Dianteiro - Comet Efi
Freio Traseiro - Comet Efi
Fazer: A nova Fazer conta com, além do freio à disco dianteiro (282 mm) que já vinha de série, agora com freio à disco traseiro (220 mm) de série. Este novo freio chamou a atenção de muitas pessoas e deve pesar na hora da decisão da compra.
Freio Dianteiro - Fazer
Freio Traseiro - Fazer
[Suspensão]
CB300R: A suspensão traseira segue a receita de muitas outras motos da marca, do tipo mono-amortecida pró-link. É um bom tipo de suspensão e absorve muito bem os impactos. Já a suspensão dianteira é do mesmo tipo da CBX Twister (garfo telescópico).
Comet GT Efi: A suspensão traseira da Comet é mono-amortecida. O diferencial está na suspensão invertida na dianteira do tipo upside-down. Dizem que este tipo de suspensão absove melhor os impactos e irregularidades do solo.
Fazer:A suspensão traseira da Fazer é mono-amortecida com rolete. Foi corrigida uma possível falha que originou um recall na suspensão traseira das Fazer's anteriores. A suspensão dianteira é a mesma (garfo telescópico).
[Comparativo - Ficha técnica]
Comparativo Técnico
[Conclusão]
Bem espero que tenham tirado algum proveito das informações aqui prestadas. Todas as 3 são ótimas motos e creio que irão agradar uma grande gama de consumidores. Segue o preço sugerido no site do fabricante de cada uma delas:
* Nenhum dos valores inclui frete e seguro.
CB300R: R$ 11.490,00 (Standard) e R$ 13.900,00 (C-ABS)
Comet GT Efi: R$11.700,00
Fazer: R$ 10.950,00
[Fontes]
Honda Motos
Yamaha Motos
Kasinski Motos
Google Web/Images
Boa matéria!
ResponderExcluirGostaria de só de completar dizendo que os hodômetros da Comet são: 2 parciais e 1 total.
Abraços e continue assim com o blog,
Está de parabéns Marcelo!
Bom dia, inicialmente gostaria de agradecer ao grande amigo Marcelo e dizer que estava ancioso por essa materia que ficou muito bem feita.
ResponderExcluirBom gostaria de fazer alguns comentarios, o painel das tres motos contam tambem com a luz espia da injeção. Percebemos que as tres motos tem um apelo muito esportivo e cada uma com sua particularidade competem de igual pra igual sendo dificl uma escolha, ao meu ver a honda alcançou seu objetivo conseguindo maior torque em seu motor, mas pecou com o publico que esperava maior velocidade final, a yamaha com essa exelente moto que na versão anterior quebrou a egemonia da cbx twister peca em não ter dado uma "turbinada" em seu motor quanto a kansiski vemos que temos um otimo desempenho. vemos que todas as marcas evoluiram suas motos mas a minha opnião é que tecnologicamente falando a moto mais moderna e comet gt, tanto pelo sistema de freio como vimos na materia um disco de cada lado evita uma possivel saida de lado da moto em frenagens mais bruscas e a suspensão invertida e outro item que a deixa na frente da concorrencia.
Na minha opnião a kansiski com sua comet gt está na frente agora só falta o mercado abrir o olho e ver que não existe somente a honda como marca de moto.
abraços a todos
boa matéria, só faltou colocar o custo beneficio, pois, quem compra uma moto de porte médio é pq não possui "bala" para comprar uma supermoto, então seria interessante esse comparativo; peças, consumo combustivel, manutenção etc...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcluí o comentário anterior sobre o preço, pois estava vendo o preço da Comet GTR...
ResponderExcluirAchei que a Comet GT estava mais cara.
mais qual delas é a q corre mais?
ResponderExcluirA Comet é a que tem mais potencia final sendo seus torques bem parecidos. a Comet corre bem mais, pois potencia é velocidade x torque
ExcluirR: Jonathan -> A que tem maior velocidade final é a Comet da Kasinski alcançando velocidades entre 170 ~ 185 km/h. Já a que tem maior torque é a CB300 R da Honda. Abraços. Obrigado a todos por acompanharem.
ResponderExcluirLi agora que os freios um de cada lado evitaria "a moto sair de lado em freiadas mais bruscas". Da onde isso? Sendo que o atrito é pneu+asfalto e não do freio, n tem sentido. O freio um de cada lado é só estética pois a roda vai parar na mesma posição (no máximo da pra dizer que equilibra o peso, mais é muito insignificante). Eu sei que dá essa impressão mais pense bem, se vc parar a roda, o atrito é pneu e asfalto independente de como vc parou ela.
ResponderExcluirRealmente adorei essa matéria asctres motos são lindas, ao vender minha titã 150 minha intenção era pegar a cb 300 como não tinha conhecimento da mesma entrei em site de debates e após verificar muitos erros da Honda, como esse freio trazeiro tambor, setas tampa combus. aproveitadas da titã e bros, fora o vazamento de óleo no motor, optei então após verificar comentários e analizar a moto pela nova Fazer 2011.
ResponderExcluirO que me levou a optar pela Fazer deixando a tradição Honda de lado, primeiro o desing da moto é demais, freio a disco em ambas as rodas, a moto ja sai mod. 2012 muito interessante, não foi por causa de preço que todas estão equiparadas, porém com certeza não pegaria uma
cb 300 com ABS há $ 14.000 pois com isso de cara ja catava uma ninjinha 250 Kawasaki, isso se eu não levasse em conta a economia da moto Fazer com um bom motor 250.
Bom consumidor gosta é de novidades de lançamentos porém o principal não é so aparencia e sim conteúdo isso a Fazer tem de sobra.
Sim. As três motos são boas. Em breve postaremos alguns testes que a equipe do motoclube fez. Neste teste a CB300 está incluída. Grande abraço e continue acompanhando. Obrigado por comentar.
ResponderExcluirOlá Marcio tudo bem? Não tenho o costume de andar de motos, sempre tive carro, mas por questões financeiras estou querendo comprar uma motocicleta. Lendo no seu blog e também em outros locais, fiquei interessado na CB 300, XRE 300 ou fazer 250. Acredito que qualquer uma dessas seria interessantes pra mim, mas você teria alguma opinião, dica ou sugestão pra mim? Se possível, me envie um e-mail: emidioadv@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado
Só falto dizer que a Fazer tem 2valvulas, enquanto a cb300 tem 4 e a comet tem 8
ResponderExcluirTenho uma comet GT 09/10 comprei zerada e o custo das revisões é o mesmo da CB 300. Comprei com taxa zero dando 50% de entrada e o restante em 24x de 269,00. Ela me deixou no prego uma vez, mas tava na garantia e não paguei nada. Posso falar que a mulherada se amarra nessa moto, pois chama bastante atenção. O consumo da minha varia entre 22 a 24,7 km/l. Em termos de potencia a comet dá coro na CB 300, twister,Fazer e a XRE 300 dá é pena.
ResponderExcluirMoto é honda e ponto(.) final.
ResponderExcluireu pergunto entre comet gtr 250 xre 300 e cb 300 qual a melhor a que mas anda
ResponderExcluira que tem maior potencia final é a comet, sendo muito superior as outras
Excluircomet gt muitos de vcs precisam entender q honda e mais marketing ja dei volta nas 3 e falo q cb 300 e uma moto boa a fazer eu senti ela mais facil de se pilotar do q a cb e a comet so q de motor e desempenho a comet é um avião ela anda mto e outra pra quem gosta de pegar pista a comet ela estica melhor do q as outras eu ja fiz o test nas 3 e fico com a comet meu amigo vendeu a cb e ta com a comet e n se arrependeu e q n sente saudades da cb fica a dica ai !
ResponderExcluirJa tive as três,. Atualmente estou com a CB300.
ResponderExcluirA Honda e a Yamaha são praticamente a mesma proposta. o motor da cb é um pouco mais silencioso, liga mais fácil e tinha (a minha era mais antiga) a possibilidade de desligar o farol (CB nao deixa).
Ja a Comet é outra coisa. excelente motor e bem bonita. Porem: Dura, ruim demais de curva (corredor com ela é pessimo), vibra demais!!!...
Se querem uma moto para o dia-a-dia (honda ou yamaha) pra correr bastante sem transito. pode ir de comet (com paciencia com a rede de autorizada ainda)